9 de novembro, 2018

Check-up médico e sua importância

Você já fez seu check-up médico esse ano? Ou, pelo menos, lembra-se da última vez que fez algum check-up? É preciso estar atento aos sinais do seu corpo. Por isso, é muito importante ter um acompanhamento médico periódico para garantir sua saúde e bem-estar, prevenindo ou tratando qualquer problema futuro.

O check-up é uma avaliação completa e de rotina que o médico costuma pedir. Normalmente, ele é realizado entre uma e duas vezes ao ano. Isso vai depender da idade da pessoa e do histórico familiar. Os exames incluem: testes cardíacos, sanguíneos, musculares, ossos do corpo, visão etc.

Check-up completo: Quais são os principais exames?

Essa avaliação clínica é composta tanto de exames físicos quanto exames complementares laboratoriais ou de imagem. Confira esta lista com alguns dos principais deles:

– Medição da pressão arterial: Esse exame precisa ser feito a partir dos 18 anos. Ele é feito para manter o controle e, assim, diminuir os riscos de infartos e derrames no caso da hipertensão, por exemplo.

– Hemograma completo: É o famoso exame de sangue com muitas solicitações: controle de colesterol, glicemia, hemoglobina, células vermelhas e brancas. Geralmente é feito desde os primeiros anos de vida. É importante, pois pode apontar infecções e outras complicações. Nessa solicitação também estão incluídas as análises de fezes e urina.

– Teste ergométrico e eletrocardiograma: Começam a ser pedidos por volta dos 20 anos. Esses exames são essenciais para analisar as condições cardiovasculares do paciente e prevenir complicações cardíacas.

– Ecocardiograma: Um dos exames mais importantes após os 40 anos de idade. Ele serve para ficar atento à saúde do coração.

– Exames oftalmológicos: Exames de fundo de olho e da pressão são mais pedidos após os 30 anos. Eles ajudam a prevenir o glaucoma, por exemplo, diminuindo os riscos da degeneração macular.