Ricardo Simões

26 de julho, 2019

São José, 252 anos: a minha vida no Mercadinho Piratininga

Quando assinou seu primeiro contrato com carteira assinada, em 1992, o então empacotador do Mercadinho Piratininga Ricardo Simões possivelmente não imaginava que 27 anos depois ele ainda estaria em seu primeiro emprego. Nesse ínterim, porém, ele e o Mercadinho Piratininga mudaram um bocado.

Natural de Santa Isabel, Ricard, hoje com 42 anos, o veio para São José com a família, quando o pai buscava novas oportunidades de trabalho. O emprego no mercado foi providencial para ajudar na renda familiar à época. Desde jovem, ele mostrou que tinha talento e, em poucos meses, já era balconista na seção de frios do supermercado.

Enquanto isso, o Piratininga – um ícone do comércio de São José dos Campos – também ia aumentando sua atuação, expandindo seus negócios para outras cidades, como Campos do Jordão, Paraibuna e Caraguatatuba.

Com o crescimento do comércio, novas oportunidades foram aparecendo para Ricardo. De balconista, o profissional se tornou responsável pela área de frios. Com as novas responsabilidades, veio também o gosto pelo setor de inspeção de qualidade de alimentos. Não demorou muito para ele decidir que aquela seria sua área de atuação 

“Foi aí que eu entrei na faculdade de nutrição, pois percebi que havia ali uma área muito promissora para eu seguir. Acabou sendo uma das melhores decisões da minha vida. Foram anos bem corridos, conciliando a rotina pesada de estudos com o trabalho e as funções em casa”, diz.

Com o diploma em mãos, Ricardo conseguiu mais uma promoção dentro do mercado. Ele passou a trabalhar com a segurança alimentar do mercado em 2013. Naquele ano, a rede já contava com cinco lojas na região, todas sob a responsabilidade do nutricionista. As unidades empregam, atualmente, mais de 1.000 funcionários.

A história de Ricardo faz parte de uma série especial do Portal do Futuro sobre o aniversário de São José dos Campos, que se encerra hoje dentro do Mercadinho Piratininga, um dos mais especiais e tradicionais da cidade.

Antes, o Portal do Futuro contou as histórias de Rosemary Sanz, Neusa Pinheiro e Danilo Silvério:

São José, 252 anos: a família espiritual de Rosemary Sanz, presidente do GACC
São José 252 anos: tempero com pitadas de empreendedorismo de Neusa Pinheiro
São José, 252 anos: o engenheiro que ‘nasceu’ para trabalhar na Embraer


Desafios em família

Se o tradicional supermercado da cidade ofereceu chances de crescimento profissional ao ex-empacotador, podemos dizer que os corredores do comércio também serviram de cupido ao aproximar Ricardo da também colaboradora Débora Cristina.

O namoro começou enquanto o nutricionista ainda estava decidindo se faria faculdade. Na dúvida, os dois resolveram entrar na empreitada juntos. Ele, no curso de nutrição, e ela, no de contabilidade.

“Decidimos dar força um para o outro. Entramos tarde na faculdade, então a gente já tinha o cotidiano muito corrido. O bom é que, trabalhando no mesmo local, a gente entendia muito bem a rotina de cada um. Foi um período de muito crescimento para ambos”, comenta Ricardo.

Atualmente, os dois estão casados e continuam trabalhando juntos. Mas, não estão a sós. Os dois agora contam com a companhia dos pequenos Lucas, de 4 anos, e Arthur, de 10 meses, os filhos do casal.

“São José foi a cidade que eu adotei e que hoje, olhando para trás, percebo quantas oportunidades me proporcionou. Tenho bastante orgulho por ter feito minha família aqui e sei que meus filhos também terão oportunidades no futuro”, comenta ele, que nas horas vagas gosta de ir à academia e levar os filhos aos parques públicos da cidade.

Mercadinho Piratininga

O Mercadinho Piratininga

Inaugurada em 1964, a rede Mercadinho Piratininga conquistou ao longo de sua trajetória a confiança e reconhecimento das famílias da região do Vale do Paraíba. Muitas delas, inclusive, frequentam o comércio há anos, geração após geração.

Atualmente a rede é formada por cinco lojas, em São José dos Campos (duas unidades), Campos do Jordão, Paraibuna e Caraguatatuba.