9 de novembro, 2018

Duas maneiras simples de praticar matemática em casa

A maioria das pessoas costuma fazer o seguinte comentário quando está na sala de aula aprendendo fórmulas complexas de matemática: ”Eu nunca vou usar essas fórmulas na vida real”. E o professor pode responder: “Vamos ver quem vai rir por último!”.

Não podemos negar que a matemática está presente em muitas situações do nosso dia a dia. Os números fazem parte da nossa vida: contas com nosso dinheiro, no mercado, no pedágio e muitas vezes no trabalho.

Confira duas maneiras efetivas que você pode usar para apresentar essa disciplina na rotina das crianças. A partir daí, você pode usar sua criatividade e criar outras maneiras divertidas e eficientes

1. Jogos de Tabuleiro

Pode não parecer, mas estes jogos bastante populares têm uma grande capacidade de ensinar matemática às crianças.
Alguns jogos de computador, como labirintos, explorações subterrâneas e cavernas com tesouros escondidos, ensinam os conceitos de sequência, geometria e contagem. Já os jogos mais complexos, como Banco Imobiliário, ensinam a matemática mais avançada, como gerenciar dinheiro e valores. Jogos como Damas e Xadrez ensinam estratégia e lógica.

2. Quebra-Cabeças

Os quebra-cabeças são uma excelente ferramenta para ensinar a desenvolver a habilidade matemática. Os quebra-cabeças mais simples ensinam o raciocínio espacial, enquanto os mais complexos podem ensinar formas e tamanhos. As crianças também desenvolvem habilidades como: sequência e ordenação para conseguir agrupar todas as peças.