9 de novembro, 2018

A importância da hidratação

O consumo de água é essencial em praticamente todas as funções do corpo humano: nos processos de digestão, absorção, transporte de nutrientes. Além disso, auxilia na regulação da temperatura e na eliminação das toxinas por meio da urina e da transpiração. Seu baixo consumo prejudica o funcionamento do organismo e contribui para o aparecimento de várias doenças. Em algumas situações, a hidratação torna-se uma aliada:

Estudar: As tarefas que exigem concentração podem ser prejudicadas caso o corpo não esteja hidratado. Em crianças e adolescentes, o risco de prejuízo da função cognitiva é ainda maior.

Dirigir: Para dirigir, a pessoa tem que estar bem hidratada. Caso não esteja, poderá sentir dor de cabeça e perda de concentração. Além disso, as altas temperaturas no interior do carro podem aumentar a desidratação.

Viagens de avião: O ar nos aviões tem umidade muito baixa: cerca de 15%. Isso pode contribuir para a desidratação. Por isso, da próxima vez que você estiver em um avião, lembre-se de ingerir bastante água.

Exercitar-se: A desidratação pode afetar o desempenho durante o exercício, especialmente em climas quentes. Para se exercitar de maneira saudável é fundamental manter-se hidratado.

A recomendação de ingestão de água por dia é, em média, 2 litros para mulheres e 2,5 litros para homens. Para variar um pouco, uma boa dica é criar uma versão aromatizada, colocando folhas de hortelã ou rodelas de laranja. Para os mais esquecidos, é aconselhável ter sempre uma garrafinha do seu lado!