7 de março, 2020
Agora é a vez da mulher: a história de Helian Victal, nutricionista do Shibata
Neste domingo, 8 de março, o mundo celebra o Dia Internacional da Mulher. Para Helian Ferreira Vilela Victal, de 64 anos, a data é motivo de muita comemoração: como mãe, ver suas duas filhas mulheres conquistando a independência e criando coragem para enfrentar o mundo é motivo de orgulho.
Helian nasceu em São Geraldo (MG), onde cresceu, se apaixonou e casou. Em 1978 mudou-se para Mogi das Cruzes, onde teve os seus três filhos. Mas ela ainda sentia falta de algo: voltar a estudar. Aos 34 anos, decidiu ingressar na faculdade de nutrição. “Nessa idade, algumas mulheres têm receio de voltar a estudar por achar que é tarde. Mas o começo é a qualquer momento, é quando você decide mudar a história”, afirma.
Motivada e esperançosa, em 1994 formou-se em nutrição e, dois anos depois, começou a trabalhar na rede de supermercados Shibata, em Mogi. Atualmente, ela completa 23 anos de contribuição na área, na qual atua como nutricionista responsável pelo centro de qualidade do Shibata.
“O meu maior orgulho é ter dado aos meus filhos a chance de estudar. Fui criada com nove irmãos, mas fui a única a ingressar na faculdade. Mesmo que tardio, sempre tive muito apoio da minha família e fico feliz em poder dar essa oportunidade aos meus filhos também”, diz Helian.
Dia Internacional da Mulher
Na visão dela, as mulheres estão vivendo uma era perfeita para reivindicar os direitos e correr atrás dos objetivos: “Nós, mulheres, somos capazes de tudo. Precisamos acreditar em nossos sonhos, sermos honestas e confiar em nossa capacidade de empreender e crescer. É normal ter medo, mas não podemos deixar que ele nos impeça de viver. O Dia da Mulher é um momento perfeito para reafirmar a nossa liberdade. Agora é a vez da mulher. Acredite e faça o que tem vontade de fazer”.
O Dia Internacional das Mulheres é uma data comemorativa, resultado da luta das mulheres por meio de manifestações, greves e comitês, ao longo do século 20. O dia 8 de março simboliza uma batalha histórica pela igualdade de gênero, liberdade de expressão e oposição ao machismo e à violência.