13 de dezembro, 2019
Aprender é preciso: cinco destinos que unem turismo e conhecimento
O fim do ano chegou e, junto com ele, as tão aguardadas férias escolares. É hora de relaxar, realizar aquele passeio dos sonhos ou receber visitas de pessoas queridas. Ou seja, é hora de fazer o que der na telha e recarregar as energias para o próximo ano.
E que tal escolher ao lado dos seus filhos um destino de viagem que una diversão e aprendizado? O Brasil está repleto de lugares que ajudam a contar um pouco da construção da nossa história.
Não é preciso ir muito longe para encontrar cenários incríveis, que presenciaram fatos marcantes do país. Essas cidades também contam com moradas de personagens históricos, muitas delas conservadas como museus.
Para te ajudar nesta jornada, o blog separou alguns desses destinos, muitos deles bastante acessíveis para a visita. Confira a nossa lista abaixo:
São Paulo
Maior metrópole da América Latina, São Paulo revela sua verve turística justamente quando descansa do frenesi habitual. Durante as férias escolares, enquanto muita gente viaja para outros locais, a cidade fica propícia para os passeios desapressados pelos museus, parques e monumentos.
Nossas dicas de visita são o Museu do Ipiranga, o Monumento à Independência, Estação da Luz e a Pinacoteca. Isso sem falar no Mercado Municipal e no Museu do Futebol, que também oferecem grandes possibilidades de aprendizado.
Rio de Janeiro
Diferente do que acontece na capital paulistana, o Rio mantém durante o ano todo a característica do turismo. Além das praias, da gastronomia e das festas, o cenário carioca ainda oferece muitos destinos históricos.
Na cidade, que já foi capital brasileira e morada da família real portuguesa, vale a pena visitar a Quinta da Boa Vista, a Ilha Fiscal, Paço Imperial, a Igreja Nossa Senhora da Glória, e, é claro, o Cristo Redentor, uma das Sete Maravilhas do Mundo.
A cidade ainda conta com o lendário estádio do Maracanã, o Pão de Açúcar e a Pedra do Arpoador, além dos barracões das escolas de samba, cujos desfiles são patrimônios culturais do país.
Porto seguro
Para quem quer conhecer melhor como se deu a chegada dos portugueses no país, Porto Seguro é uma das cidades mais interessantes. Marco do descobrimento do Brasil, a cidade foi o primeiro lugar onde as naus portuguesas atracaram no país.
Além da exuberância do litoral baiano, Porto Seguro ainda conta com construções históricas que datam do século 16. Todas valem muito a pena visitar. Outro local importante é o Monte Pascoal, primeiro sinal de terra avistado pelos portugueses quando aportaram por aqui.
Salvador
Continuando em território baiano, a capital, Salvador, já foi a capital nacional durante o período do Brasil Colônia. O Pelourinho, o Farol da Barra e a Igreja do Senhor do Bonfim são locais repletos de história e belezas naturais para se visitar.
Ouro Preto
Estar em Ouro Preto é como ser transportado para a era do ciclo do ouro no Brasil. Em suas ladeiras, a cidade ostenta construções históricas com a típica arte barroca do século 16.
A antiga Vila Rica, como era conhecido o município, é Patrimônio Histórico da Humanidade desde 1980. A cidade é cenário da Inconfidência Mineira, movimento por liberdade do país, e também é morada das principais obras de Aleijadinho, um dos mais importantes artistas brasileiros de todos os tempos.