9 de novembro, 2018

Benefícios da economia colaborativa

A economia colaborativa e compartilhada já é uma realidade! Pode ser que você já tenha usado esse tipo de serviço e nem percebeu. Entenda melhor o conceito:

A economia colaborativa é um sistema de compartilhamento e troca de produtos e serviços. O conceito é que tudo pode ser emprestado, trocado, compartilhado ou doado.

Você não precisa mais comprar e acumular. Ao invés disso, você pode acessar plataformas/aplicativos de consumo colaborativo e emprestar de outras pessoas que já têm o que você precisa, como por exemplo, uma caixa de ferramentas. Você também pode trocar algo que você não usa mais por alguma coisa que você esteja precisando (exemplo: sapatos, livros ou brinquedos). Para resumir, as pessoas têm acesso mútuo aos produtos e serviços.
É uma prática muito sustentável, além de você conseguir economizar dinheiro.

Isso resulta em três grandes benefícios:

1) Aumentar a vida útil das coisas e diminuir a quantidade de lixo

Você troca pertences que não usa mais ao invés de jogá-los no lixo. Aquele sapato que não te agrada mais pode se tornar o sapato preferido e ser aproveitado por outra pessoa.

Pratique o desapego! Empreste, troque com seus amigos. Doe. Dê a chance de outra pessoa se apaixonar por seus sapatos!

2) Diminuir o consumo de água, energia e outros recursos naturais

.
A fabricação de novos produtos envolve matéria-prima, energia e muito trabalho, além de contribuir com a poluição do ar e da água. Se você optar por compartilhar suas coisas, contribuirá para diminuir o desperdício.

3) Conhecer novas pessoas

Virar um adepto da economia colaborativa é uma ótima maneira de encontrar novas pessoas e fazer amigos.Esse tipo de sistema de troca de produtos já existe há bastante tempo, mas apenas agora vem ganhando força.