11 de outubro, 2019
Criança de Jacareí cria ação solidária em prol de deficientes físicos
Em um programa de família aos sábados, em 2016, assistindo à TV, a pequena Bianca se encantou com uma reportagem do programa “Caldeirão do Huck” (Globo), que contava a história de outra menina que, em Minas Gerais, realizava o trabalho de arrecadar lacres de latinhas de alumínio para trocar por cadeiras de rodas. Na época, ela tinha apenas 9 anos.
Ao lado do pai, William Nunes de Moraes, ela começou a arrecadar lacres para ajudar outras pessoas. “Começamos a juntar de maneira informal, nas festas de família, no condomínio”, lembra William.
Logo, Bianca recebeu o apoio de toda a família, já que o trabalho da dupla não estava coletando a quantidade necessária. Além do pai, a mãe (Rosane), o irmão (Rafael, que tinha 11 anos) e todos os familiares passaram a multiplicar a ideia. Assim, nasceu oficialmente, em novembro de 2016, o projeto Lacre Legal.
De Jacareí, a família viu o projeto crescer e se estender para outras cidades do Vale do Paraíba. “Somos privilegiados em servir e abençoados por ter pessoas nos ajudando com a arrecadação dos lacres, para assim poder atender pessoas carentes ou entidades filantrópicas, que têm pacientes com necessidades da cadeira de rodas”, destaca o pai de Bianca.
No início do projeto, a família teve dificuldades em encontrar parceiros que aceitassem trocar os lacres por cadeira de rodas. Atualmente, a coleta dos lacres é realizada em pontos de arrecadação (confira endereços abaixo) e, após conseguirem o volume ideal (são necessárias 140 garrafas pets cheias de lacres de alumínio para conseguir uma cadeira de rodas), esses lacres são vendidos para empresas de reciclagem. Assim, com o valor arrecadado, a família realiza cotações na Internet para a aquisição de uma nova cadeira de rodas e, posteriormente, realiza a doação da mesma.
As doações
Desde o início do projeto, já foram doadas 15 cadeiras de rodas. As cadeiras são doadas por indicação – que são realizadas na página do Lacre Legal no Facebook. É possível indicar uma pessoa ou entidade que necessite da cadeira de rodas e que não tenha condições financeiras de adquiri-la. Desde o início, a própria família é responsável por entregar as cadeiras aos contemplados.
Para acompanhar mais sobre o projeto e conferir os pontos de arrecadação, acesse a página no Facebook clicando aqui: bit.ly/rustonlacrelegal
A Ruston Alimentos orgulha-se de apoiar o projeto Lacre Legal, que nasceu do sonho de uma criança. Que esta história inspire muitas outras crianças a fazer o bem!