Dia das Mães com criatividade - Helena Ferrari

9 de Maio, 2020

Dia das Mães com criatividade na quarentena. Veja dicas com especialistas!

O Dia das Mães é uma das datas favoritas no calendário nacional. Neste ano, porém, diante da pandemia do novo coronavírus, a comemoração será um pouco diferente.

Segundo Flávia Cardoso, 33, professora universitária e consultora de comunicação, o isolamento social não é sinônimo de isolamento emocional. “É preciso usar a imaginação, a criatividade e até mesmo a tecnologia para conseguir reinventar a forma de ‘ficar junto’ e amenizar a saudade, mesmo que a distância. Estamos sensíveis com a situação atual, e demonstrações de amor e carinho são necessárias e bem-vindas, especialmente numa data tão importante, como é o Dia das Mães”.  

Pensando nisso, o Portal do Futuro separou dicas de como comemorar o Dia das Mães, mesmo longe. 

Aproveite a tecnologia

Dia das Mães com criatividade - Flávia Cardosos

Flávia Cardoso, 33, professora universitária e consultora de comunicação

Flávia conta que há vários aplicativos que proporcionam encontros online por meio de videochamada ou videoconferência. Dentre as ferramentas gratuitas, intuitivas e funcionais que podem ser utilizadas, ela indica o Skype, EzTalks, WhatsApp, Facebook Messenger, Facetime (somente para iOS) e também a plataforma Hangouts (pra quem tem conta do Google).

Ainda de acordo com a especialista, esses aplicativos e plataformas permitem várias experiências compartilhadas em tempo real, como reunir membros da família ao mesmo tempo, assistir à mesma Live de um artista ou a um filme e participar de joguinhos de entretenimento virtuais, por exemplo.

Helena Ferrari, 32, que atua na área de gestão de comunicação em mídias digitais há seis anos, afirma que, por chamadas de vídeo, é possível fazer diversas atividades. “Ouvir uma música especial junto e até mesmo abrir o álbum de fotos e relembrar os velhos tempos é uma ótima maneira de celebrar a data. Na maioria dos casos, cultivar boas memórias e boas conversas é mais significativo do que dar presentes” conta. 

Além disso, ela recomenda o aplicativo Rave para aqueles que gostam de assistir Netflix juntos, mesmo a distância. 

Faça lives no Instagram

As lives no Instagram são uma ótima alternativa para quem adora compartilhar histórias legais. O publicitário Rafael Kiso, 37, diz que as lives podem partir de diversas ideias, como cozinhar juntos uma receita favorita, enquanto ensina o público o passo a passo. 

Helena, que mora em Campinas, compartilha a mesma ideia e usará essa ferramenta para surpreender a sua mãe, de São José dos Campos. “Meu cunhado, que é músico e mora nos Estados Unidos, fará uma live comigo no domingo. Ele irá tocar a música ‘Maria Maria’, do Milton Nascimento. Minha mãe estará assistindo à transmissão de casa com a minha irmã e tenho certeza de que será um momento muito emocionante”. Segundo ela, a música é especial para a família e o cunhado está ensaiando desde abril.

Dê presentes 

Flávia lembra que vale a pena pesquisar na internet opções de serviços virtuais, como um curso online que a mamãe pode se interessas (há opções pagas e gratuitas de diversos segmentos), bem como assinaturas de alguma plataforma streaming de vídeo ou música, como Netflix, Amazon Prime, Spotify e Deezer, além de livros digitais, e-books, entre outros. 

“Você também pode montar uma playlist de músicas especialmente para ela ou fazer uma compilação de fotos usando alguma ferramenta digital, como Adobe Spark e PhotoSnack. Peça, previamente, para que amigos e familiares gravem pequenos vídeos em homenagem à sua mãe. Organize uma surpresa!”, explica Flávia.

Dia das Mães com criatividade - Rafael Kiso

Rafael Kiso, 37, publicitário

Rafael Kiso destaca sites como o Animoto, no qual é possível produzir vídeos de homenagem com fotos nostálgicas e emocionantes, e convidar a família para assistir pelo Facebook Watch. “O filho também pode pegar uma foto de rosto da mãe, criar um ‘emoji me’, e presenteá-la com um conjunto de emojis para usar no WhatsApp. Ideias assim saem da caixinha e emocionam”, explica.

Dia das Mães com criatividade

A Covid-19 é uma doença infecciosa causada pelo novo coronavírus, que gera problemas respiratórios semelhantes a uma gripe e sintomas como tosse, febre e, em casos mais graves, dificuldade para respirar.

Entre as pessoas do grupo de risco estão portadores de doenças crônicas (como diabetes e hipertensão), asmáticos e indivíduos acima de 60 anos. Por esse motivo, manter o isolamento social durante o Dia das Mães é importante para preservar a saúde de quem a gente ama. 

Flávia, que é filha e mãe, conta que não há presente maior e melhor que cuidar da saúde e zelar pela vida das pessoas. Ela complementa dizendo que “todos os abraços e beijos serão ainda mais especiais quando o reencontro físico acontecer”. 

Rafael menciona que o Dia das Mães é uma ótima oportunidade para se adaptar às novas tecnologias e fortalecer as conexões afetivas.

Para Helena, quando tudo isso passar, ficaremos com as lembranças de momentos especiais, como esse Dia das Mães. Ela acrescenta: “Dessa vez, manter o distanciamento social é a maior prova de amor possível”. 

Dia das Mães com criatividade - Helena Ferrari

Helena Ferrari, 32, atua na área de gestão de comunicação em mídias digitais