7 de novembro, 2019

Ensino a distância: 7 dicas para te ajudar a se organizar

Para que qualquer tipo de estudo tenha sucesso, seja um curso de idiomas ou uma faculdade, é necessário dedicação e organização. No ensino a distância, também chado de EAD, não poderia ser diferente: o aluno precisa ter disciplina para cumprir seus horários – e ainda ter que lidar com todas as distrações de um ensino em casa.

Essa modalidade tem se mostrado mais flexível do que o ensino presencial, pois o aluno pode fazer sua própria grade de horários conforme suas necessidades, definir suas prioridades e o que deve estudar primeiro de acordo com a sua dificuldade.

Apesar de ser uma opção de curso mais acessível, na qual é possível estudar no conforto de casa e poupar os transtornos do transporte público, o ensino a distância pode ser prejudicial se não for encarado como deveria. 


Mas se engana quem pensa que estudar em casa tem só lados positivotambém pode ser muito desafiador. Um dos maiores problemas enfrentados pelas pessoas que optaram pelo EAD é a falta de concentração para concluir as tarefas, pois muitas acabam não levando os estudos como a séro.

É necessário disciplina e organização dos horários, para concluir as atividades no prazo e saber lidar com as distrações ao redor da casa. Problemas como TV ligada, ruídos externos e aquela mexidinha de cinco em cinco minutos no celular podem atrapalhar o rendimento do aluno.

Não planejar quantas horas devem ser dedicadas ao estudo e o conteúdo a ser estudado, não tirar as dúvidas no momento correto e ter um local de estudo desorganizado são outros erros que podem ser cometidos e acabar atrapalhando.

Pensando nisso, o Portal do Futuro separou algumas dicas para te ajudar a ter um desempenho proveitoso no ensino a distância. Tome nota:

1 –  Estabeleça horários fixos;

2 –  Desenvolva um cronograma de estudos;

3 –  Mantenha um registro das suas obrigações;

4 –  Estabeleça metas a serem cumpridas;

5 –  Seja organizado;

6 –  Segmente o conteúdo de estudo;

7 –  Tenha cuidado com as distrações.