26 de novembro, 2019

Fim de ano traz oportunidades na busca de vagas para o mercado de trabalho

Para quem está à procura de um emprego, o fim do ano traz oportunidades, principalmente no comércio. Com o aumento das vendas, o setor demanda funcionários temporários, que podem ser efetivados dependendo de seu rendimento.

A CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) projeta um Natal de 2019 com 4,8% mais vendas do que o mesmo período do ano passado. Essa é a maior projeção dos últimos seis anos.

Para aproveitar esse otimismo, a coach Vivian Sant’Anna, de São José dos Campos, afirma que é hora de colocar os currículos embaixo do braço e não ter medo de gastar sola de sapato em busca de novas oportunidades.

A prioridade, de acordo com ela, deve ser para estabelecimentos que se identifiquem mais com o candidato. Por isso, a dica é entender onde estão as oportunidades que se adequam mais ao perfil do pretendente.

“É preciso entender se a sua área tem demanda neste período, quais as oportunidades têm mais a sua cara. Essas são as prioridades na hora de procurar. Grandes centros de compras, como shopping centers ou lojas no centro da cidade, oferecem muitas vagas nesta época do ano. Mas também vale procurar sites especializados para se inteirar sobre as oportunidades disponíveis”, diz.

Currículo

Apesar da modernização dos procedimentos de contratação de colaboradores, o currículo continua firme como uma das principais ferramentas de apresentação para o empregador. Portanto, contar com um currículo afiado é uma das necessidades de quem procura ocupar uma vaga nesta época do ano.

“Na hora de montar um currículo, a primeira coisa a se pensar é que o empregador terá uma pilha de outros currículos à mão. Portanto, é preciso encontrar qual o seu diferencial e destacá-lo no documento”, afirma Vivian.

Mais ainda do que destacar a formação e a experiência profissional, o candidato deve ressaltar também suas habilidades: comunicativo, extrovertido, proativo e detalhista, entre outras. Isso, de acordo, com a especialista, ajuda muito na hora de escolher alguém certo para a vaga.

Entrevista

Passada a primeira etapa da análise dos currículos, quem se destacou é chamado para uma entrevista ou mais. Nessas situações, o mais importante é demonstrar, naquele curto espaço de tempo, que você é a pessoa adequada para o serviço.

“A entrevista é como uma foto na qual você precisa sair bem. Procure estudar antes um pouco mais sobre a empresa e seus valores, além de ensaiar em casa as respostas para perguntas que provavelmente aparecerão. Nessa hora, tudo ajuda a impactar, inclusive o vestuário. A minha dica é comparecer de acordo com o tipo de vestimenta que os funcionários daquela empresa costumam usar para trabalhar.”

Ela também dá dicas para transformar a oportunidade sazonal em um emprego definitivo. “Ahora é de trabalhar duro, mas também de ficar atento para quais resultados a empresa espera dos colaboradores e apresentar soluções diariamente”, conclui a coach.