
25 de outubro, 2019
Com engenheira que superou câncer de mama, Ruston Alimentos promove bate-papo inspirador à equipe
A Ruston Alimentos promoveu em seu refeitório um café da manhã e um bate-papo com a engenheira Leila Queiroz para conscientizar suas colaboradoras sobre o câncer de mama, no dia 10 de outubro. Apesar de delicado, a palestrante tratou o assunto de forma descontraída, alertando as presentes sobre a urgência do tema.
Formada em engenharia pela USP, Leila se viu rodeada de homens desde o começo da carreira. Logo após terminar a faculdade, entrou na Eletropaulo, onde trabalhavam majoritariamente homens.
Conforme ia crescendo profissionalmente, Leila teve um contratempo, aos 42 anos, quando descobriu um nódulo na mama após um exame rotineiro – para sua sorte, ainda estava no início. “Fazer exames periódicos foi, para mim, a salvação”, contou ela.
Após o diagnóstico, Leila começou sua luta contra o câncer de mama. Retirou o nódulo e iniciou o processo de quimioterapia e radioterapia para evitar que ficassem resquícios do câncer em seu organismo. Mesmo assim, continuou trabalhando.
“Não parei por causa da doença, mas busquei entender o que eu precisaria mudar na minha vida. Essa doença me transformou em uma pessoa melhor, em todos os aspectos.”
Dicas de prevenção:
- Realize a mamografia a cada dois anos;
- Opte por alimentos saudáveis, evitando embutidos;
- Faça atividades físicas regularmente;
- Evite o consumo de bebidas alcóolicas.
Saiba mais:
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, do Ministério da Saúde, a prevenção primária do câncer de mama está relacionada ao controle dos fatores de risco conhecidos e à promoção de práticas e comportamentos considerados protetores. Estima-se que, por meio da alimentação, nutrição, atividade física e gordura corporal adequados, é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama no Brasil.