Hortas

14 de agosto, 2020

Jardinagem e cultivo de horta são opções para manter a mente sã durante o isolamento social

Amor, carinho e dedicação. É assim que a artesã Marcia Barreto, 56, cultiva hortaliças e frutas há quatro anos. Para ela, cuidar da sua horta faz bem para a saúde física e também mental. 

“Gosto de comer coisas naturais, livres de agrotóxicos. Então, vi nesse tipo de cultivo uma oportunidade para isso. Além disso, é ótimo para a mente, pois a gente se distrai, conversa com as plantas, pega na terra. Me divirto muito”, afirma.

A artesã Marcia Barreto, 56. Foto: Divulgação

A psicóloga Letícia de Oliveira explica que qualquer tipo de situação que motive as pessoas a tirar o foco de si mesmas para colocá-lo em outra atividade – como por exemplo, o cultivo de plantas – é, de certa forma, terapêutico. 

“Quando alguém dedica o seu tempo e energia a outras atividades, a ansiedade e o sofrimento diminuem, e a pessoa passa a se sentir mais segura e importante por estar contribuindo com algo. Então, qualquer tipo de exercício é considerado uma terapia, e qualquer terapia é benéfica, pois aumenta a segurança e a autoestima”, diz a especialista. 

Letícia afirma que essas atividades são ainda mais importantes nos nossos tempos, de combate ao novo coronavírus, pois ajudam a lidar com essa realidade de maneira mais leve e estruturada. 

Em seu quintal, Marcia cultiva hortaliças como coentro, salsa, couve, alface, quiabo e pimentão, além de frutas como laranja, abacate e cana, e as especiarias canela e  pimenta. 

Ela indica que o período de quarentena é uma ótima oportunidade para quem sonha em trazer o verde para casa. “Para as pessoas que estão com mais tempo livre durante a pandemia, indico investir em plantações. E o melhor é que dá para fazer em qualquer espaço. Aqui em casa, por exemplo, plantei coentro e salsa em vasilhas de água mineral. Com cuidado e carinho, elas nascem e dão bons frutos.”

Hortas durante a pandemia

Segundo Alan Rodrigues, gerente administrativo da Ponto Garden São José dos Campos – loja especializada na produção e venda de flores e plantas –, houve um aumento significativo das vendas durante a quarentena. “Acredito que, pelo fato de as pessoas não poderem sair de casa neste período, acabaram apostando no cultivo das plantas internas e jardins. Percebe-se um aumento, inclusive, da quantidade de hortas em apartamentos”, diz.

De acordo com ele, os produtos mais procurados são as hortaliças. “Os clientes querem deixar o seu apartamento mais decorado, colocando plantas em vasos bonitos ou refazendo o seu jardim.”

Alice Gomes, 20, estudante que aproveitou o período de isolamento social para aprender sobre compostagem. Foto: Divulgação

A estudante Alice Gomes, 20, atualmente em São Paulo, conta que gosta de plantas desde pequena, e que o amor e o cuidado foram crescendo com o passar do tempo. “Agora, dedico cerca de uma hora por dia nos cuidados com as plantas. Sempre as rego e mudo de lugar. Isso ajuda a desestressar e acaba mudando o foco da mente.”  Durante a quarentena, ela aproveitou para fazer cursos sobre compostagem e também adquiriu novas plantas – entre as suas favoritas estão as suculentas, cactos, babosa, pimenta, peixinho e o pé de cebolinha. 

Dicas para cuidar de uma horta caseira

O período da quarentena pode ser aproveitado para novas práticas, como o cultivo de uma horta orgânica. Além de ajudar a manter a mente ativa, ela contribui para uma alimentação saudável e para a economia doméstica.

Segundo a Ponto Garden, em seu manual de horta caseira, o local de instalação da horta deve ser de fácil acesso, com a maior insolação possível e água em lugar próximo. Deve-se evitar terrenos encharcados.

horta - coentro
Plantação de coentro

Para montar uma horta dentro de casa, é necessário apostar em um vaso com furos, preenchê-lo com argila na parte de baixo e misturar duas partes de terra e uma parte de composto orgânico para, posteriormente, plantar as mudas. 

Se a horta for feita em um canteiro maior, é importante deixar a terra bem solta e fofa, com o auxílio de uma enxada. Você deve misturar o composto orgânico, deixar o canteiro 20 centímetros acima do nível do terreno e marcar os espaçamentos (a alface, por exemplo, deve ficar a dois palmos uma da outra). A mistura das sementes deve ser feita com as mãos sobre o canteiro, da maneira mais uniforme possível.

 As regas devem ser feitas nas horas mais frescas, de preferência pela manhã.

horta - couve
Plantação de couve