15 de setembro, 2020
LinkedIn, a ferramenta certa para você conseguir seu novo emprego
A pandemia do novo coronavírus tem exigido adaptações no mercado de trabalho. E se você está à procura de um emprego, talvez seja hora de investir no LinkedIn, a rede social voltada para contatos de trabalho e exibição de currículos profissionais.
Especialista em marketing digital e fundador da mLabs, Rafael Kiso explica que o LinkedIn oferece tudo o que é necessário para divulgar o seu currículo e encontrar ótimos empregadores, bem como empresas modernas e sustentáveis.
“O mais importante na plataforma é mostrar que, de fato, você tem conhecimento na sua área profissional. Para isso, você deve preencher o seu perfil com a maior quantidade de informações possível, podendo anexar apresentações, vídeos, documentos e artigos, além de trabalhar em cima de conteúdos relevantes”, diz.
Construa um perfil profissional atrativo no LinkedIn
Apesar das facilidades que a rede possui, é importante saber como usá-la para atrair a atenção dos recrutadores. Abaixo, acompanhe dicas de como preencher o LinkedIn e construir um perfil profissional completo.
1 – Tenha um perfil completo e atualizado
Rafael Kiso conta que, no LinkedIn, é importante fornecer o máximo de informações possíveis, bem como manter os dados pessoais sempre atualizados. Além disso, é necessário apresentar as suas experiências profissionais de maneira interessante.
“Você pode falar sobre as atividades que já realizou, os seus reconhecimentos, prêmios e, inclusive, o seu histórico de notas. Tenha em mente que o mais importante é provar o seu diferencial e a sua capacidade.”
O legal do LinkedIn é que ele tem uma barra de progressão para que você possa completar com as suas informações. O ideal é caprichar no cabeçalho, no resumo e nas suas experiências.
Na hora de escolher a imagem de perfil, dê preferência àquela com uma aparência mais profissional. Se possível, adicione fotos dos eventos que você participou – isso vai agregar valor ao seu perfil. Na foto de capa, use imagens que tenham relação com você ou que mostrem qual é a sua postura profissional. Mas, lembre-se: é importante que as fotos estejam nítidas.
2 – Interaja com as suas conexões
Para crescer a sua rede de contatos e se relacionar com pessoas importantes no LinkedIn, muitas vezes você vai precisar fazer conexões com quem nunca viu na vida. A dica para manter um bom relacionamento social é interagir com a sua rede de contatos, o que pode ser feito ao parabenizar e elogiar conquistas dos seus novos amigos.
Já com os perfis mais próximos, você pode intensificar a relação por meio de referências e depoimentos. “Você pode pedir a uma pessoa que trabalhou com você, como um fornecedor, um parceiro ou um colaborador, para deixar um depoimento no seu perfil. Esse tipo de atividade agrega valor ao seu trabalho”, afirma Kiso.
3 – Produza conteúdo
Há um recurso no LinkedIn que costuma ser bem visto por recrutadores e profissionais em geral: a produção de textos. Por isso, trabalhe em artigos e textos voltados à sua área de atuação. “Quanto melhor e mais profissional for o conteúdo, maior será a visibilidade do seu perfil”, conta o especialista.
4 – Informe que você está à procura de um emprego
Escreva, em seu título ou resumo do LinkedIn, que você está em busca de novas oportunidades no mercado. Coloque a sua meta e as suas experiências prévias. O LinkedIn é o melhor lugar para fazer esse tipo de anúncio.
5 – Siga empresas de seu interesse
Diariamente, são publicadas milhares de vagas no LinkedIn. E seguir empresas de seu interesse pode te ajudar a conseguir um emprego. Basta usar a ferramenta “Pesquisar” no início da página ou então ir à seção “Interesses” na parte final do seu perfil. Depois, é só clicar em “seguir” para acompanhar as novas publicações e ficar por dentro das oportunidades.
6 – Candidate-se às vagas
É possível se candidatar às vagas de emprego diretamente pela rede. Para isso, você deve entrar na página de “Vagas”; depois, use as ferramentas de filtro de vagas e localidade para chegar a resultados mais específicos ou próximos do seu objetivo. Você também pode clicar em “com base no seu perfil e interesses de carreira” para receber ofertas que se encaixem com o seu histórico de atividades na rede. Depois, é só escolher a oportunidade que mais te agrada e torcer pra dar certo. Boa sorte!