por-que-10-de-dezembro-ecc81-dia-internacional-dos-direitos-humanos

10 de dezembro, 2020

Muito além da paz mundial: veja como a ONU faz parte do seu dia a dia

Com certeza você já ouviu falar sobre a ONU, a Organização das Nações Unidas, uma organização que reúne países voluntariamente com a intenção de promover a paz, a cooperação e o desenvolvimento mundial. A ONU, suas agências e entidades – como a OMS (Organização Mundial da Saúde) e o FMI (Fundo Monetário Internacional), entre tantas outras (confira aqui a lista) – estão quase sempre no noticiário, articulando grandes temas, como combate ao trabalho escravo e à pobreza, e à pandemia do novo coronavírus, mais recentemente.

Contudo, a ONU está ainda mais próxima do nosso cotidiano do que você imagina. Para o professor e cientista político Fernando Alves, a ONU é uma garantidora, por exemplo, dos direitos humanos.

“Eu tenho comigo que a ONU é um órgão de fundamental importância, e suas decisões atingem o cotidiano das pessoas, vide os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima, e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade”, afirma Alves.

ONU: trabalho de campo
Equipe da ONU, em trabalho de campo. Foto: Divulgação

A organização está presente em cada aspecto social do nosso dia a dia, explica o professor. 

“Creio que a ONU trouxe luz aos problemas das cidades por meio dos 17 ODS, e acredito muito na participação popular na construção e acompanhamento da política a ser implementada pelo poder público. É de fundamental importância tornar as cidades inclusivas, participativas e socialmente justas”, diz. 

Segundo Alves, as ações discutidas na ONU pautam preocupações urgentes da sociedade. “Gosto de falar nas aulas que a ONU é uma espécie de praça pública internacional onde continuamente são equacionados e debatidos os problemas que afetam a comunidade internacional, espaço esse que tem sido estrangulado por determinados setores da política internacional”, afirma. 

Principais atividades da ONU 

Saúde, bem-estar, educação, trabalho, energia limpa e acessível são alguns dos tópicos que a ONU busca atender para melhorar o dia a dia das pessoas. Entenda um pouco sobre cada um deles. 

Fome Zero e agricultura sustentável

Erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar e promover a agricultura sustentável estão entre os objetivos da ONU. O intuito é acabar com todas as formas de desnutrição, bem como garantir sistemas sustentáveis de produção de alimentos e implementar práticas agrícolas resilientes, que aumentem a produtividade e ajudem a manter os ecossistemas e a qualidade da terra e do solo.

Educação de qualidade

Nas escolas, a ONU busca garantir que todas as meninas e meninos tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, além de cuidados e educação pré-escolar, de modo que estejam prontos para o ensino primário, e assegurar a igualdade de acesso para todos os homens e mulheres à educação técnica, profissional e superior de qualidade a preços acessíveis, incluindo o ingresso à universidade.

Trabalho decente e crescimento econômico

A ONU também promove políticas para o desenvolvimento que apoiem as atividades produtivas, geração de emprego decente, empreendedorismo, criatividade e inovação, e incentiva a formalização e o crescimento das micro, pequenas e médias empresas, inclusive por meio do acesso a serviços financeiros. Além disso, ela protege os direitos trabalhistas e promove ambientes de trabalho seguros para todos, incluindo os trabalhadores migrantes e pessoas em empregos precários.

Energia limpa e acessível

A organização também assegura o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todas e todos. Ela busca reforçar a cooperação internacional para facilitar o acesso a pesquisa e tecnologias de energia limpa, incluindo energias renováveis.

Cidades e comunidades sustentáveis

Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis é um dos principais objetivos da ONU para os próximos anos. Até 2030, ela visa garantir o acesso de todos à habitação segura e aos serviços básicos e urbanização das favelas, proporcionando sistemas de transporte seguros, sustentáveis e a preço acessível para todos.

Assembleia Geral das Nações Unidas, na sede da ONU, em Nova York. Foto: Divulgação

Sobre a ONU

A ONU foi criada em 1945 com o intuito de estabelecer a paz mundial, após duas grandes guerras internacionais terem destruído diversos países e feito milhões de vítimas. Ela é formada pelo que se chama de países-membros voluntários, que concordam com os princípios da organização e trabalham pelo desenvolvimento mundial.

Inicialmente, a ideia era criar uma organização que conseguisse barrar mais um conflito armado de proporção mundial. Posteriormente, ela foi se tornando um organismo muito mais complexo e importante, cujas pautas vão desde a criação de leis internacionais até a defesa dos direitos humanos.

A sede da organização está localizada em Nova York (EUA) e, atualmente, conta com 193 Estados-membros, cada um com um assento especial na Assembleia Geral. Conheça mais sobre a ONU clicando aqui.