8 de maio, 2020
Na quarentena, Dia das Mães virtual é a solução! Veja quais apps usar no domingo
Com a recomendação de isolamento social, neste ano teremos um Dia das Mães muito diferente do que de costume. Afinal, muitas famílias não poderão promover o aguardado encontro físico com as mamães para trocar abraços, beijos e presentes.
Bom, se até esta pandemia passar a ideia é manter o distanciamento, por sorte estamos na era digital. Nunca foi tão fácil encurtar as distâncias e trazer para bem pertinho aqueles que estão longe.
Aplicativos como o Zoom, Skype, Hangouts, Just Talk e o próprio WhatsApp são ferramentas que possibilitam aplacar um pouco a saudade, principalmente nesta data. Todos eles são gratuitos – embora existam opções premium – e de fácil manuseio pelo celular.
De acordo com a psicóloga Carolina Colombino, de São José dos Campos, a dica para evitar o anticlímax no Dia das Mães é não se abater e aproveitar a presença virtual da mamãe “da forma mais entregue possível”.
“Nessas horas precisamos ter em mente que as coisas estão mudando o tempo inteiro. Se a condição por enquanto é de isolamento, é preciso fazer os manejos adequados para o momento. Para quem não puder ficar com as mães, vale cada um preparar o almoço em sua casa para que almocem juntos, mesmo que separados. Quem é de orar, ore junto; quem é de agradecer, agradeça. Não é porque estamos temporariamente separados que o afeto não pode ser espalhado”, afirma.
Quem sofre mais?
Estar com a mãe mesmo que de forma digital é um ato de amor com elas, que, segundo a psicóloga, podem sofrer mais com o distanciamento. Carolina diz que a psicologia pode explicar o sentimento de perda e solidão maior por parte das mães do que dos filhos neste momento de isolamento.
“Autores que estudam a fundo a relação entre mães e filhos afirmam que a autonomia dos filhos vai sendo construída desde a primeira infância justamente pela confiança neste ambiente materno. Sabe-se que a confiança foi estabelecida quando, mesmo que a mãe não esteja presente em carne e osso, o sentimento de conforto advindo da internalização de sua figura, se concretiza. Já para as mães, o momento pode ser mais duro, pois a casa está mais vazia, afastada inclusive dos netos, quando além de mamãe ela também é avó”, diz.
Lista de apps
Para não ficar longe de quem a gente mais ama no Dia das Mães, confira nossa lista de aplicativos que permitem videochamadas. Só não garantimos o cheirinho da comida de mãe – isso, nenhum aparelho consegue reproduzir.
Um dos aplicativos mais populares do mundo também oferece recursos de videochamadas, que são limitadas para até quatro participantes por ligação. O app, entretanto, promete que esse número será dobrado devido à alta demanda em tempos de pandemia.
Google Hangouts
Desenvolvida pelo Google, a plataforma de videoconferência permite reuniões de até 25 participantes. Dentro do app os usuários ainda têm acesso a chats e ligações telefônicas. Para ter acesso é preciso ter uma conta vinculada ao Google.
Zoom
Aplicativo que ganhou notoriedade após as recomendações de isolamento social, o Zoom permite reuniões por até 40 minutos em sua versão gratuita. Ainda conta com possibilidade de compartilhamento de arquivos e apresentações.
Skype
Um dos pioneiros do ramo, o Skype permite que participantes das reuniões compartilhem tela do seu dispositivo com os demais integrantes da videochamada. As conferências têm limite de até 50 participantes.
JusTalk
Menos popular no Brasil, o Just Talk conta com temática mais descontraída, com ferramentas que permitem aos usuários desenharem, inserirem stickers e mudarem o background.
Messenger
Aplicativo de troca de mensagens do Facebook, o Messenger também oferece um recurso de videochamada, com possibilidade de aplicação de filtros e efeitos em realidade aumentada.
Microsoft Teams
Mais voltado ao público corporativo, a plataforma da Microsoft disponibiliza versão gratuita que reúne até 300 pessoas em uma sala de videochamada. Durante as ligações também é possível compartilhar arquivos, documentos e imagens.