Ruston Alimentos

1 de Maio, 2020

No Dia do Trabalhador, conheça profissionais da Ruston Alimentos dedicados a manter ativa a produção de arroz e feijão

Camila Amorim
Camila Amorim, 32, colaboradora da Ruston Alimentos na área de Produção e Qualidade

O Dia do Trabalhador é comemorado anualmente em 1º de maio em diversos países do mundo. Para Camila Amorim, 32, colaboradora da Ruston Alimentos na área de Produção e Qualidade, a data é importante pois celebra as conquistas de trabalhadores ao longo da história.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a importância dos trabalhadores para o mundo ficou ainda mais evidente, quando enxergamos mais claramente algumas das profissões essenciais para superarmos a crise. 

Ao lado de profissionais da saúde, da comunicação e da segurança, entre outras áreas, a equipe Ruston Alimentos (responsável pelas marcas Fantástico e Saboroso) vem se destacando graças ao engajamento dos colaboradores, que assumiram a missão de colocar comida na mesa de milhares de brasileiros. 

Júlio Ferreira, 41, colaborador da empresa desde 2014, atualmente na área de Compras e Suprimentos, é um deles. “A Ruston sempre se preocupou com a vida do próximo. Erguemos as mãos para diversas ações sociais que ajudam quem precisa. Em todos esses anos em que estive na empresa, nunca a vi virar as costas para ninguém.” 

Júlio Ferreira

Júlio Ferreira, 41, colaborador na área de Compras e Suprimentos

Ele conta que desde o agravamento da pandemia de Covid-19, os funcionários se demonstraram bastante empenhados em ajudar. “Todos aceitaram o desafio de cara, estão respeitando a situação e encarando tudo com bastante otimismo”, afirmou.

Mas a rotina na empresa também mudou. É o que conta Gilmar Silvério, 41, coordenador de Qualidade da Ruston. “Estamos rigorosamente atendendo às exigências aplicadas pela legislação vigente e prestando atenção redobrada aos critérios de higienização de todos os colaboradores.” 

Ele afirma que a empresa tem intensificado as orientações a todos os colaboradores por meio do DSS (Diálogo Segurança Semanal), orientando-os sobre os cuidados e prevenção, disponibilizando sacolas plásticas para colocação de uniformes usados após o fim da jornada de trabalho, além de uniformes extras para utilização. As refeições são realizadas em rodízios no restaurante, para evitar aglomeração de pessoas.

Em março, os colaboradores da Ruston Alimentos fizeram uma campanha pedindo para as pessoas respeitarem o isolamento social e ficarem em casa. Ao todo, foram elaboradas três frases empunhadas por eles próprios. 

Gilmar Silvério
Gilmar Silvério, 41, coordenador de Qualidade da Ruston

Em uma delas, lia-se: “Estamos aqui para não faltar arroz e feijão na sua mesa”. Outra, acrescentava: “Juntos somos mais fortes! Você em sua casa e nós aqui”. A última, pontuava: “Estamos aqui produzindo seu alimento, fique em casa por nós”. As imagens foram parar nas redes sociais do grupo Ruston e sensibilizaram tanto familiares dos participantes da ação quanto os seguidores das páginas.

Quando perguntada sobre o que o Dia dos Trabalhadores representa, Claudia Lucchetta, 43, que atua no setor de Compras da empresa, auxiliando em realizações de cotações e ordens de compra de produtos, disse que a data foi escolhida para homenagear os esforços dos trabalhadores. 

Ela deixa uma mensagem para todos os profissionais que, assim como ela, continuam em atividade. “Para as pessoas que estão trabalhando durante a pandemia de Covid-19, quero dizer que vocês são incríveis. Admiro a coragem de todos que estão na linha de frente, se arriscando para garantir o bem-estar de outras famílias. Desejo a vocês muita saúde, força e proteção divina.” 

Camila Amorim também falou sobre o tema. “Temos de acreditar que, com dedicação e comprometimento, sairemos desta batalha mais fortes.” 

Gilmar Silvério complementou e pediu para que as pessoas não percam a fé. “Sejam sempre otimistas e tenham foco positivo todos os dias.” 

Júlio Ferreira, por sua vez, quer que a comunidade se una mais. “Se você for ao supermercado fazer uma compra, pergunte ao seu vizinho se ele está precisando de algo. Seja solidário. Tenho certeza de que juntos venceremos.” 

Claudia Lucchetta
Claudia Lucchetta, 43, que atua no setor de Compras da Ruston Alimentos

Dia do Trabalhador

O Dia do Trabalhador, comemorado em 1º de maio, é feriado nacional no Brasil, Portugal, Rússia, França, Espanha e Argentina, entre outras nações.

A data representa a garantia dos direitos trabalhistas, além de normas e demais regras de trabalho. Também é vista como uma homenagem a todos aqueles que reivindicaram para alcançar esses direitos.

Os trabalhadores foram, desde sempre, responsáveis por diversas revoluções, além de protagonistas da economia mundial. Atualmente, muitos estão se unindo na luta contra o novo coronavírus e escrevendo mais uma história para as próximas gerações. 

A Ruston Alimentos reforça aqui um profundo agradecimento a todos os trabalhadores, em especial à equipe Ruston, e deseja a todos um Feliz Dia Internacional dos Trabalhadores.