9 de novembro, 2018

O uso da rede social no trabalho

Ter um smartphone com acesso à Internet e às redes sociais já faz parte do cotidiano das pessoas e utilizá-lo no horário de expediente também é muito comum. Mas para alguns especialistas, esse costume pode prejudicar o desempenho profissional, além de não ser bem visto pela empresa.

O uso da rede social no trabalho pode até depender da área de atuação, já que atualmente existem profissionais exclusivamente contratados para trabalhar com ela. No entanto, eles são a minoria. Muitas empresas ainda não têm uma regra específica. Algumas são mais rígidas no controle, chegando até a bloquear alguns acessos. Outras simplesmente liberam o uso. Por isso, é sempre bom procurar saber quais as condições da empresa em que você trabalha.

Por mais que ela seja flexível, o bom senso é sempre válido, já que o uso excessivo não será apenas mal visto pelos seus superiores, mas também prejudicará sua produtividade. Afinal, você está em um ambiente profissional e foi contratado para cumprir suas tarefas. O uso do celular e das redes sociais é algo pessoal e acaba afetando o seu trabalho diário.

Assim como a utilização das redes sociais no horário de trabalho, as publicações também devem ser pensadas. Afinal, é muito comum ter colegas de trabalho e até mesmo o próprio chefe nas redes, e algumas publicações podem prejudicar sua trajetória profissional. Por isso. pense duas vezes quando quiser publicar algo no horário comercial, seja uma foto com bebida alcoólica ou um comentário sobre política, por exemplo. A situação pode ser ainda pior se tiver relação com o trabalho.

E não é apenas o conteúdo que você publica que merece atenção. Muitos estudiosos acreditam que o que você “faz” nas redes sociais pode estar sendo observado, como curtir e comentar sobre assuntos polêmicos e que vão contra os princípios da empresa. Por isso, por mais que as redes sociais sejam suas, pense bem no que vai fazer para não prejudicar sua vida profissional.