The Wall, Caldeirão do Huck, Globo

18 de junho, 2020

ONG que prepara jovens para o vestibular, CASD participa do The Wall, na Globo

Um dos trabalhos sociais mais reconhecidos em São José dos Campos, com foco na preparação de jovens para o vestibular, o CASD (Curso Alberto Santos Dumont) vai ganhar os holofotes nacionais neste sábado (20). Representantes da ONG vão participar do quadro “The Wall”, do programa Caldeirão do Huck (Globo).

Jogo de perguntas e respostas sobre conhecimentos gerais, o “The Wall” pode render mais de R$ 1,7 milhão aos participantes. Contudo, também é necessário uma dose de sorte, já que é necessário lançar bolas, em uma parede de obstáculos, que definem quantias de dinheiro por respostas certas – e também decréscimos em outras etapas.

O CASD foi criado por alunos do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) na década de 1970, com o objetivo de aprovar jovens no vestibular do instituto joseense. Após uma reformulação, o curso foi reaberto em 1997 em um formato com o qual trabalha até hoje – atuando no auxílio de pessoas em vulnerabilidade socioeconômica que não possuem condições de arcar com os custos de um cursinho pré-vestibular.

Atualmente, o CASD tem 60 voluntários no corpo administrativo e 90 professores, também voluntários, que conduzem aulas para 760 alunos. 

Presidente da ONG, Lucas do Vale Bezerra ressalta a importância do prêmio. “Problemas financeiros são os mais enfrentados. Atualmente, atendemos 240 alunos no CASDinho e 520 no CASDvest. Gostaríamos de ampliar o atendimento, já que nosso projeto faz a diferença na vida das pessoas. No entanto, temos algumas limitações estruturais e logísticas para atender um maior número de público”, disse, em material divulgado à imprensa.

Missão do CASD

O CASD se ampara em uma das ideias mais famosas do educador Paulo Freire, que eternizou a ideia de que a educação não transforma o mundo, mas muda pessoas. 

CASD
Sala de aula do CASD, em São José dos Campos

“Ficamos muito felizes por ter a honra de participar desse quadro. ​Tentamos transformar vidas por meio da educação e era isso que a gente queria mostrar com a participação, além da visibilidade para o projeto e para o voluntariado”, afirmou Bezerra.

Quem se interessar em ajudar o projeto a continuar transformando a vida dos participantes, pode entrar nas redes sociais e site do CASD para ter mais informações. O curso recebe inscrições de professores voluntários, além de variadas formas de voluntariado e doações. 

“Estamos de braços abertos para quem deseja ajudar em nosso projeto, tanto como voluntário, dando aulas ou plantões para os alunos, quanto de qualquer outra forma. Toda ajuda é bem-vinda. Como somos uma instituição do terceiro setor, precisamos de recursos financeiros para manter as atividades. Os interessados podem entrar em nosso site”, explicou Bezerra.

O site do CASD é o http://cursosantosdumont.org.br/seja-doador

CASD no Caldeirão do Huck

Quando: 20 de junho de 2020 (sábado), às 16h, na Rede Globo