2 de janeiro, 2020
Quer um 2020 fitness? Comece quebrando a barreira dos 90 dias
O ano de 2020 já está chegando. Se voltar a se exercitar está entre suas resoluções para o no ano, agora é hora de começar a preparação para que a medida saia realmente do papel e seu ano seja fitness.
A primeira dica antes de começar a praticar qualquer esporte é sempre a mesma: consultar um médico. Realizar os exames de rotina ajuda a prevenir lesões e problemas causados por doenças como as cardíacas, por exemplo.
Com tudo em ordem, outra questão importante é escolher um esporte de sua preferência. Nessas horas, vale dar prioridade para aquele com o qual você se identifica mais. Até porque é mais fácil manter a frequência quando a prática é prazerosa.
Os primeiros 90 dias são os mais difíceis. Afinal, é esse o tempo necessário para que a nova rotina se transforme em hábito, daqueles que fazemos sem grande esforço. Como nosso corpo e mente são condicionados a continuar praticando os antigos hábitos, essa é a fase da persistência.
Dividindo as experiências
Um grande aliado nessa fase pode ser o exercício de falar ou escrever sobre as experiências, como as dificuldades de acordar cedo, de enfrentar o sedentarismo e as mudanças na rotina alimentar e social. Não quer expor sua vida para ninguém? Tudo bem, talvez investir em um diário seja a solução, o importante é o registro.
No caso do corretor de imóveis Fábio Hamurabi, 35 anos, de São José dos Campos, o Instagram foi um aliado para auxiliar em seu processo de perda de peso, que resultou em 75 quilos a menos. Ele criou um perfil @desboliscando, no qual registra seus treinos na academia e ao ar livre, dá dicas de dietas e posta suas fotos com o antes e o depois do processo.
“Eu pesava 175 quilos com 1,72 metros de altura. Iniciei os exercícios após uma crise de hipertensão, quando o médico olhou para mim, deu um tapinha nas minhas costas e disse que, caso eu continuasse assim, não chegaria aos 45 anos de idade. Nestes quatro anos de mudanças, tenho certeza que os primeiros 90 dias são os mais difíceis. Para tudo você quer criar uma desculpa”, afirma.
Fuja das desculpas
O empresário começou caminhando dois quilômetros por dia, todos os dias. Para ele, mais difícil do que completar a marca diária era fugir das desculpas. Foi preciso força de vontade para resistir às tentações do sofá, da cama, da caixa de doces e tantas outras.
“Para toda a desculpa para não fazer, eu usava logo uma solução. Se não tinha ninguém para caminhar comigo, colocava meu fone, ia ouvindo um podcast no caminho. Se chovia, eu ia mesmo assim”, conta.
Além de parar de inventar motivos para não se exercitar, outro aspecto que ajudou muito o autônomo foi reconhecer sua limitação perante à compulsão alimentar. Tanto é que ele se define como um “eterno obeso mórbido, mas agora sob controle”.
Pequenas metas
Se a meta ao começar os exercícios físicos é muito grande, como foi o caso de Hamurabi, a dica é fracionar o objetivo em pequenas metas. Isso ajuda a estimular a caminhada rumo aos hábitos saudáveis.
“No meu caso, era preciso perder o peso de um ser humano inteiro. Se eu passasse a pensar nos 80 quilos que eu precisava perder, ia pirar. Então eu pensava: preciso perder cinco quilos. E assim por diante. Mas aí que entra a parte boa: você começa a entrar em um ciclo em que a calça fica mais folgada, sua disposição é outra. Aí você começa a ajustar as metas. Hoje em dia, por exemplo, se eu extravaso em um dia, recupero nos outros. Sempre mantendo o equilíbrio e o autoconhecimento”, conclui.