Reutilizar embalagens

7 de fevereiro, 2020

Reutilizar embalagens é dica para economizar e ajudar o meio ambiente

Após o uso, embalagens como garrafas pet, copos de vidro e caixinhas de leite podem ter um destino muito mais nobre do que o lixo: é possível reutilizar embalagens. Os itens servem como matéria-prima para uma série de soluções que podem ser muito úteis dentro de casa. Para tanto, a palavra de ordem é ressignificação.

Um dos exemplos mais versáteis é a garrafa pet. Feita de plástico, que leva no mínimo 100 anos para se decompor, os exemplares ganham novas utilizações para servir como vasos decorativos, organizadores, luminárias, estufas. O céu é o limite quando há uma boa dose de criatividade envolvida.

Basta uma simples busca na internet para descobrir uma infinidade de novas utilidades para os objetos que normalmente descartamos. E nem é preciso ser um talento do artesanato. Há tutoriais muito simples para transformar o lixo em itens úteis para casa.

Reutilizar embalagens: decoração

Tanto para as garrafas pet quanto para copos e garrafas de vidro um dos principais destinos são as peças de decoração. Por exemplo, com um pouco de tinta, tesoura e terra, é possível fazer um vasinho para suculentas e plantas pequenas.

Ainda com garrafas pet, uma aplicação para as embalagens pode ser, inclusive, uma luminária. Com a ajuda de cola quente, tesoura e colheres de plástico, o trabalho será o de colar as colheres e recortar a base da garrafa para se obter um efeito incrível.

E que tal montar um alimentador para atrair os pássaros? Tudo o que vamos precisar é de uma garrafinha de água ou de refrigerante, uma tesoura, um  barbante e duas colheres de pau. Com a tesoura, faremos furos para que as colheres atravessem a garrafa. Aí basta encher as garrafas de alpiste e pendurá-las com o barbante. As colheres, ao mesmo tempo que servirão de poleiros às aves, ainda vão armazenar o alimento. 

Utilidades

Não tem interesse em decoração? Mesmo assim ainda dá para reutilizar de forma eficiente as garrafas e embalagens depois de usadas. Por exemplo, uma série de garrafas de leite cortadas ao meio podem ser ótimas como organizadoras de brinquedos das crianças. Principalmente aqueles com peças pequenas, como o Lego. Basta identificar as embalagens, para facilitar a organização, e fixá-las no quarto dos filhos.

Já os enlatados ganham um destino digno quando as embalagens são reutilizadas na cozinha como suportes para detergente, talheres ou até mesmo para que os temperos permaneçam sempre à mão na hora de cozinhar. Para tanto, é necessário limpar as latas e prendê-las com um suporte logo acima da pia. 

Da mesma forma, as latas também podem servir como suportes para lápis e utensílios de escritório. A decoração, nesse caso, varia de acordo com a preferência de cada um. Nada que uma tinta para metais ou até mesmo um tecido e uma cola quente não possam resolver.