24 de julho, 2019
São José, 252 anos: a família espiritual de Rosemary Sanz, presidente do GACC
Presidente do Hospital do GACC (Grupo de Assistência à Criança com Câncer), Rosemary Sanz tem uma relação de amor e gratidão com São José dos Campos, que celebra 252 anos no dia 27 de julho.
A cidade que abrigou seus pais – imigrantes espanhóis – é também o palco onde Rosemary vive seus desafios e conquistas, desde os primeiros passos no balé até a reviravolta na carreira, quando trocou a dança para ajudar a fundar o GACC, em 1995.
Com o tempo, São José mostrou para a ex-bailarina que a opção pelo hospital foi mesmo a mais acertada. Hoje, ela conta com uma “família espiritual” de mais de 500 pessoas, entre crianças e jovens com a doença e a equipe do GACC. Na caminhada, Rosemary também encontrou o marido e descobriu o amor maior: ser mãe de Victor e Pietro.
“São José é o lugar onde moram minhas amadas famílias biológica e espiritual. Cidade que torna possível a realização de sonhos, onde aprendo todos os dias o que é superação, o que é amor, o que é se doar, e onde tenho o privilégio de conviver com pessoas incríveis, profissionais dedicados, voluntários aguerridos e parceiros excepcionais”, conta.
Com a história de Rosemary, o Portal do Futuro abre hoje uma série especial sobre o aniversário de São José dos Campos. Até sábado, vamos contar a trajetória de pessoas reais que se confundem com a história da cidade.
Pequena grande cidade
Para a presidente do Hospital do GACC, a característica mais marcante de São José é oferecer a estrutura e o conforto de uma cidade desenvolvida e, ao mesmo tempo, dar a oportunidade de se relacionar com as pessoas e com a natureza.
“Ver o Banhado enclausurando nuvens, ver rotineiramente patinhos na lagoa, garças, tucanos e maritacas, andar sob a luz amarelada do outono, retornar de viagem e chegar em casa pelo anel viário e muitas outras coisas enchem meu coração de alegria”, diz.
Para uma mulher acostumada a brigar pelas grandes causas – desde a luta para a doação do terreno e construção das duas fases do hospital, até a manutenção do atendimento gratuito às crianças –, pequenas alegrias são suficientes para recarregar as energias.
“Passear com meu cachorro no meio do mato, andar de bicicleta na Urbanova e sair para curtir uma boa comidinha são meus passatempos preferidos na cidade”, conta.
Corrente do bem
Desde sua criação, o GACC promove uma corrente de doações, campanhas e voluntariado que reúne de pessoas físicas a grandes empresários – todos doando tempo, recursos e, principalmente, carinho em prol da causa.
A Ruston Alimentos também faz parte dessa corrente do bem. Mensalmente, a empresa doa o arroz e o feijão que garantem a base da alimentação dos pacientes, funcionários e voluntários.