22 de janeiro, 2020
São Paulo faz 466 anos: 8 curiosidades da maior metrópole da América Latina
Terra da Garoa, Selva de Pedras, Avesso do Avesso. São muitos os apelidos, mas nenhum deles define a complexidade da cidade de São Paulo, maior metrópole da América Latina e aniversariante deste sábado (25).
Com mais de 12 milhões de habitantes, a capital do estado reúne uma série de curiosidades em suas esquinas. Na cidade que não dorme, encontra-se de tudo um pouco. Quem diria que em meio ao concreto da cidade se esconde uma plantação de café com mais de 1.500 pés? Ou um ginásio de sumô?
Números e curiosidades escondidas na cidade dão uma dimensão da complexidade desta que é uma das cidades mais fascinantes do mundo. Por isso, o Portal do Futuro separou alguns tópicos sobre Sampa para que a gente conheça e se apaixone ainda mais por ela.
Curiosidades de São Paulo
Aldeias indígenas
Por incrível que pareça, a maior metrópole da América Latina ainda preserva aldeias indígenas. Ao menos três delas resistem ao tempo e ao avanço da “selva de pedras”. Uma tribo Guarani fica no Pico do Jaraguá, na zona oeste. As outras duas, Teondé Porã e a Kukuntu, vivem em uma reserva indígena no distrito de Parelheiros, extremo sul da cidade.
Haja fome!
Capital da pizza no Brasil, São Paulo produz 1 milhão de unidades da iguaria por dia. A cidade é a segunda que mais consome o alimento no mundo, ficando atrás apenas de Nova York. Os paulistanos consomem mais de 700 pizzas por minuto.
O mais belo gol de Pelé
Entre os mais de 1.200 gols marcados na carreira de Pelé, o mais bonito de todos eles – segundo o próprio Rei do Futebol – foi marcado no acanhado estádio do Juventus, a Rua Javari, no bairro da Mooca. O tento é um dos maiores mistérios da história do esporte, já que não há registros em vídeo daquele jogo entre Santos e Juventus, em agosto de 1959.
O placar foi 4 a 0 para o Peixe, com direito a três gols do Rei. No estádio, há um busto de Pelé, relembrando o feito.
Maior cemitério da América Latina
Na zona leste da cidade fica o Cemitério da Vila Formosa, que tem mais de 1,5 milhão de pessoas enterradas. A estimativa é de que aproximadamente 275 pessoas são enterradas no local por mês.
Lugares assombrados
A cidade também conta com seus fantasmas famosos. O Teatro Municipal e a sede da Câmara Municipal são locais com relatos assombrosos de vultos nos corredores. Já na ponte Jacareí, no centro da cidade, os transeuntes também garantem ter visões de vultos e gritos “selvagens” durante a madrugada. Por fim, no edifício número 239 da Rua 7 de Abril, moradores dizem que as luzes se acendem sozinhas e a campainha toca pontualmente todos os dias às 12h08.
Maior monumento equestre do mundo
A estátua de Bronze do Duque de Caxias, instalada na Praça Princesa Isabel, em Campos Elíseos, é o maior monumento equestre do mundo. Criada pelo italiano Victor Brecheret, ela foi inaugurada em 1960 e possui a altura de um prédio de dez andares.
Plantação de Café
Durante o ciclo do café, quando a economia brasileira se baseava na plantação e venda do grão, São Paulo se notabilizou pelos Barões do Café. As maiores plantações não ficavam na cidade, mas na região do Vale do Paraíba hoje conhecida como Vale Histórico. Mesmo assim, a cidade ainda conta com uma fazenda de café na Vila Mariana, bem próxima à Avenida Paulista, coração financeiro da cidade. São mais de 1.500 pés, o maior cafezal em área urbana do estado de São Paulo.
Cratera de meteorito
O distrito de Parelheiros abriga uma cratera feita pela colisão com um meteorito há cerca de 40 milhões de anos. A cratera tem 3,6 quilômetros de diâmetro por 300 metros de profundidade. Nesse lugar vivem cerca de 25 mil paulistanos.