7 de dezembro, 2020
Terapia natural: os benefícios de plantar árvores para a sua saúde física e psicológica
Plantar árvores é uma da ações mais importantes para restaurar os ecossistemas e reverter os impactos ambientais. De acordo o engenheiro florestal Rogério Romero Mazzeo, as árvores são responsáveis pela purificação do ar, redução das altas temperaturas e refração das ondas sonoras.
Por atuarem diretamente na qualidade de vida das pessoas, especialistas afirmam que as árvores beneficiam a nossa saúde física e mental. Segundo Rogério, “além de contribuírem para a diminuição da pressão arterial e frequência cardíaca, elas também reduzem os sintomas relacionados ao estresse”.
Estudos já mostram que viver em locais arborizados ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, aumenta a produção de células do nosso sistema imunológico e auxilia na prevenção do câncer. “A arborização deveria ser uma questão de saúde pública”, afirma Rogério.
Veja quais são os principais benefícios ao plantar árvores nos locais urbanos:
Diminuição da temperatura
Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual da Carolina do Norte (EUA), uma única árvore pode gerar o efeito refrigerador de 10 aparelhos de ar condicionado domésticos.
Isso acontece porque ao realizar a evapotranspiração – perda de água para a atmosfera, causada pela transpiração das plantas –, as árvores melhoram a umidade do ambiente.
Purificam o ar
As árvores retêm boa parte das partículas de poluição, emitidas pela queima de combustíveis e pelo desgaste dos freios no trânsito, e são as principais responsáveis pela purificação do ar que respiramos.
Diminuem a poluição sonora
Segundo Rogério, as árvores ajudam a conter a poluição sonora, pois servem como bloqueio natural às ondas de som. “No Parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos, é possível observar que os ruídos de dentro do ambiente são bem menores dos que o da avenida logo ao lado. Isso acontece porque as árvores retêm o som dos automóveis”, diz.
Abrigo para todos
Vale lembrar que as árvores são o habitat de diversos animais, principalmente dos pássaros. Além de oferecer abrigo e alimento para eles, elas também são, para os seres humanos, uma boa fonte de alimentos e de sombra.
Qualidade de vida e bem-estar
Essas plantas trazem diversos benefícios para os seres humanos, seja nas vitaminas ou na sensação de liberdade que o contato traz. Além disso, as árvores têm contribuído para a diminuição do estresse e o controle da pressão alta, entre muitas outras vantagens.
Plantar árvores
Em março de 2019, Natasha Freitas, 26, plantou a sua primeira árvore. Ela conta que, na época, estava trabalhando como assessora de imprensa na Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) e que acabou participando de uma ação ambiental com crianças e adolescentes do instituto.
“Eu fui somente para acompanhar o projeto e fazer fotos do evento, mas acabei plantando uma árvore também. Achei a iniciativa muito legal, foi uma experiência nova. Eu nunca tinha plantado uma árvore antes”, explica.
Natasha afirma que lembra o local exato em que plantou a sua primeira árvore e que, quase dois anos mais tarde, sente vontade de voltar ao lugar. “Estou curiosa para ver como ela está e o quanto cresceu”, conta.
Para ela, todos deveriam plantar uma árvore pelo menos uma vez na vida. “As pessoas querem ajudar o meio ambiente e fazer grandes transformações, mas a gente já faz uma grande diferença a partir desses pequenos gestos”, diz.
Pratique a ação você também
Se você ficou empolgado e deseja plantar uma árvore, é necessário estar atento às regras que precisam ser seguidas. “O indicado é entrar em contato com a Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade e abrir uma solicitação de plantio. O seu pedido será analisado e, depois de aceito, você poderá plantá-la”, explica Rogério.
Para os próximos 12 anos, o Plano Municipal de Arborização Urbana de São José também prevê realizar o plantio de 56 mil árvores na cidade. A ação visa cultivar árvores em calçadas e canteiros centrais das vias públicas.
Até lá, já estará em vigor o projeto “Arboriza São José”, coordenado pelo Ipplan (Instituto de Pesquisa e Planejamento), que prevê o cadastramento de cerca de 80 mil árvores por meio de placas de identificação com QRCode, para acesso às informações sobre a planta.