17 de dezembro, 2019
Verão exige cuidados com a pele: veja dicas imprescindíveis
A chegada do verão é sempre um motivo de festa. A estação mais quente do ano vem junto com as férias escolares, planejamento de viagens e diversão em família e amigos. Mas, para ficar apenas com a parte boa do sol, é importante levar em consideração algumas recomendações, principalmente com a pele. Afinal, ninguém quer estragar a viagem por causa de uma insolação, não é mesmo?
De acordo com a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) o aumento na incidência solar eleva o risco de queimaduras, alergias e, principalmente, de câncer de pele. Aliás, vale ressaltar que no Brasil este é o tipo de câncer de maior incidência, correspondendo a 33% de todos os diagnósticos no país.
Filtro solar
Para não colocar a saúde em risco neste verão, o filtro solar é item obrigatório. A indicação da SBD é intensificar o uso do filtro nesta época do ano, que deve ser aplicado diariamente, e não apenas nos momentos de lazer.
Ao adquirir o produto, vale prestar atenção em alguns aspectos. O filtro deve proteger a pele contra os raios UVA e UVB. Na hora da aplicação, o indicado é distribuir uniformemente pelo corpo, no mínimo meia hora antes da exposição ao sol. A reaplicação deve ser feita de duas em duas horas – mas esse tempo diminui no caso de muita transpiração ou no caso de entrar na água.
Um alerta para pessoas de pele negra: apesar da proteção natural proveniente da quantidade de melanina produzida, o filtro continua sendo necessário. Afinal, mesmo a pele negra também está sujeita a queimaduras, câncer de pele e outros problemas derivados da exposição ao sol.
Roupas e acessórios
Além do filtro solar, item básico para os dias de sol, no verão é importante também apostar em outros itens, como chapéu e roupas de algodão, que bloqueiam a maior parte da radiação UV. Tecidos sintéticos como nylon, por exemplo, bloqueiam apenas 30%.
Ainda cabe aquele velho aviso: evitar o sol entre 11h e 17h. Na praia, use barracas ou guarda-sóis e não se esqueça dos óculos escuros, acessórios que ajudam a evitar a catarata, entre outros problemas causados pela exposição dos olhos ao sol.
Hábitos diários
Mesmo quando não envolvem diretamente a pele, hábitos cotidianos também fazem diferença nesta época do ano. A hidratação, por exemplo, deve ser uma da maiores preocupações. Portanto, deve-se aumentar a ingestão de líquidos e abusar da água, sucos de frutas e água de coco.
Ainda de acordo com a SBD, alguns alimentos podem ajudar na prevenção aos danos que o sol causa à pele. Cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, por exemplo, são frutas que contêm carotenóides, substância que se deposita na pele e tem ação antioxidante.
Já no banho, a recomendação é usar sabonetes compatíveis com o tipo de pele, mas sem excesso. E, para evitar ressecamento, a temperatura da água deve ser fria ou morna.