Vestibular 2021 - USP

9 de setembro, 2020

Vestibular 2021: datas de inscrição e provas das principais universidades – e dicas para mandar bem em tempos de pandemia!

Já está na hora de se inscrever para o vestibular 2021! 

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, que afetou o calendário de instituições de ensino e os cronogramas de grandes vestibulares ao redor do país, os testes para ingresso nas universidade estão mantidos. 

Nos últimos meses, instituições públicas e privadas têm divulgado as alterações nas datas de inscrição e realização de seus vestibulares. Algumas entidades também optaram pelas provas online ou pelo aproveitamento das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de edições anteriores. 

Grandes vestibulares como ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), USP (Universidade de São Paulo), PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) e FGV (Fundação Getúlio Vargas) já estão com as inscrições abertas. 

Clique aqui para saber as datas de inscrição dos vestibulares Brasil afora.

Vestibular 2021: adaptando a rotina 

Apesar das incertezas que este novo cenário traz, muitos estudantes não desanimaram e seguem se preparando para o vestibular em seu próprio ritmo. 

É o caso de Sulamita Hadassa Oliveira Faustino, 18 anos, de São José dos Campos. Ela está estudando para tentar medicina há cerca de um ano. Sulamita conta que sua rotina de preparação, com a pandemia, mudou completamente. 

“Antes do isolamento, concentrava os meus estudos no período da noite, que é o horário do cursinho. Mas as aulas remotas abriram espaço para que eu estudasse mais. Agora, além das aulas noturnas, também estudo e faço cursos online pela manhã, das 7h às 12h, e simulados aos fins de semana.” 

Sulamita explica que um dos maiores desafios de estudar em casa são as distrações externas. “É muito mais fácil largar o computador para mexer no celular, por exemplo. E com mais gente em casa, os afazeres domésticos também aumentaram e, às vezes, esses fatores acabam puxando a nossa atenção”, diz.

Sulamita Hadassa Oliveira Faustino no campus da Unicamp Foto: Arquivo Pessoal

Para Leonardo Dias, um dos diretores responsáveis pelo CASD (Curso Alberto Santos Dumont), que oferece cursos pré-vestibular gratuitos para jovens em situação de vulnerabilidade, os fatores que influenciam no rendimento escolar variam de aluno para aluno. 

Ele aponta que um dos aspectos que mais facilita na hora de aprender é ter uma rotina fixa. “O ideal é estabelecer um horário e um cronograma de matérias para a semana, além de procurar estudar em lugares mais silenciosos”, afirma Dias.

Prepare-se para o vestibular 2021

A seguir, separamos algumas dicas para que você possa se preparar para o vestibular 2021 e mandar bem na prova:

1 – Adote uma rotina de estudos

Uma boa estratégia para se organizar para o vestibular é montar um cronograma de estudos. O ideal é mesclar as matérias no decorrer do dia e, se possível, separar dias e horários da semana para se dedicar a cada uma delas, tendo em vista que estudar a mesma disciplina por horas pode ser cansativo e diminuir a produtividade.

2 – Organize o ambiente de estudos

Saber escolher e organizar corretamente o seu local de estudos impacta diretamente na qualidade do aprendizado. O indicado é optar por ambientes isolados, como uma sala ou um quarto. Só não se esqueça de arrumar a cama antes de começar os estudos, para não cair na tentação de tirar um cochilo. 

3 – Encare as aulas como se estivesse na escola

Anote e registre todo o conteúdo, como se realmente estivesse em uma aula. Se você tiver acesso a uma mesa em seu quarto, aproveite esse espaço para colocar os materiais necessários para auxiliar em seu estudo.

4 – Evite distrações

O noticiário tem um papel importante na disseminação de informações sobre a pandemia. Entretanto, tente evitar assistir ou ler conteúdos que possam aumentar a ansiedade. Também é aconselhável desligar as notificações do celular para evitar distrações. 

5 – Dê atenção às matérias mais complicadas e treine redação

É natural ter mais dificuldade em algumas matérias do que em outras. Na hora de elaborar o cronograma, priorize as disciplinas em que você tem mais dificuldade. Lembre-se, também, de refazer as questões e tirar as suas dúvidas. 

Já para escrever uma boa redação, o indicado é ler as obras literárias indicadas pelos professores, além de treinar a escrita e a leitura. Você ainda pode dedicar um tempo para escrever textos e mandar para o seu orientador corrigir. 

6 – Mantenha a calma, vai dar certo! 

O nervosismo pode ser um dos fatores que atrapalham na hora do aprendizado. Por isso, mantenha a calma, durma bem, beba bastante água e coma alimentos saudáveis. 

Saiba mais sobre os vestibulares

Vestibular 2021 - PUC-Rio
Pilotis da PUC-Rio, universidade com um dos vestibulares mais concorridos do Brasil

Confira as datas de inscrição dos principais vestibulares:

ITA 

Inscrição: de 1º de agosto a 15 de setembro

Prova: 1ª fase em 22 de novembro

Prova: 2ª fase em 8 de dezembro e 9 de dezembro

Inscreva-se aqui


PUC-Rio

Inscrição: de 1º de setembro a 28 de setembro

Prova on-line: 25 de outubro e 11 de novembro

Inscreva-se aqui


USP

Inscrição: de 31 de agosto a 23 de outubro

Prova: 1ª fase em 29 de novembro

Prova: 2ª fase em 3 e 4 de janeiro de 2021

Inscreva-se aqui


UERJ 

Inscrição para o Exame de Qualificação: de 29 de outubro a 18 de novembro

Exame de Qualificação: 28 de fevereiro de 2021

Inscrição para o Exame Discursivo: de 5 a 17 de março de 2021

Exame Discursivo: 25 de abril de 2021

Clique aqui para saber mais 


Unifesp

Inscrição: de 21 de setembro a 23 de outubro

1ª fase: notas do Enem

2ª fase: provas nos dias 10 e 11 de novembro

Clique aqui para saber mais


Unesp

Inscrição: de 1º de outubro a 27 de novembro

1ª fase: 30 e 31 de janeiro de 2021

2ª fase: 28 de fevereiro de 2021

Clique aqui para solicitar a isenção da taxa    


UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), UnB (Universidade de Brasília) e UFBA (Universidade Federal da Bahia), entre outras, utilizam a nota do Enem na seleção.

Os estudantes que desejarem concorrer a essas vagas devem se inscrever nos cursos desejados por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Para participar da seleção, é necessário que o candidato tenha feito o Enem no ano anterior ao início do curso. Ou seja, ter participado do Enem 2020. 


Enem

Provas impressas: 17 e 24 de janeiro de 2021

Prova digital: 31 de janeiro de 2021 e 7 de fevereiro de 2021

Reaplicação da prova: 24 e 25 de fevereiro de 2021 (para pessoas afetadas por eventuais problemas de estrutura)

Resultados: a partir de 29 de março de 2021