13 de agosto, 2019
Vestibular na reta final: como manter a inteligência emocional
Quando a pauta é vestibular, o mês de agosto significa que a hora de prestar a prova mais aguardada pelos estudantes de ensino médio ou cursinhos está chegando. É no segundo semestre que a maioria das universidades mais bem avaliadas do país realizam seus concorridos processos seletivos.
Para garantir um bom resultado nas provas, o diretor do colégio Planck de São José dos Campos, André Guadalupe, afirma que os alunos precisam estar preparados em três pilares: conteúdo, inteligência emocional e estratégia para a prova.
“O primeiro diz respeito ao conteúdo e repertório que o aluno reteve durante o seu curso. O segundo é o quanto ele se preparou para encarar aquela prova específica, sua dinâmica, estilo e profundidade que determinada instituição cobra dos alunos. Já o último pilar é a inteligência emocional: se o aluno está centrado, sereno e confiante. Nenhum destes pilares é fácil. Vence o aluno que tiver maior equilíbrio entre os três”, afirma.
Nesta etapa do ano, mais de 60% do conteúdo já foi visto. De acordo com o diretor, daqui a algumas semanas, quando tudo for trabalhado em sala de aula, será hora de revisar as matérias. Trata-se de uma fase para aprimorar as pesquisas a respeito das provas, como quais os assuntos que cada uma delas costuma priorizar.
“Todos os alunos nos perguntam quais os assuntos que vão cair na prova. Infelizmente, é uma pergunta para a qual não temos resposta. Mas o histórico de cada vestibular vai dando algumas evidências. Uma dica é estudar as estatísticas dos anos anteriores para entender quais as predileções de cada uma. Por exemplo, se você checar os últimos 10 anos de vestibulares da Fuvest, vai notar que as provas de história privilegiam mundo contemporâneo, sistema colonial e mundo moderno”, comenta Guadalupe.
Orientação
Nesse período, são muitos os desafios que os alunos terão de passar em busca do ingresso na universidade. Um dos principais deles é a convicção de que estão realmente no caminho profissional correto.
Pode parecer que não, mas, mesmo no segundo semestre do ano, muitos vestibulandos ainda não estão estão certos do que querem. Para evitar essa confusão, o diretor do Planck explica que é importante que o aluno procure informações sobre o curso, mercado de trabalho e rotina profissional. Normalmente, as próprias escolas e faculdades promovem eventos do gênero.
Há escolas que oferecem orientação profissional por meio de psicólogos. Em outros casos, a experiência de um professor e a disposição para uma boa conversa já são um ótimo momento para se buscar mais confiança.
“Esse estresse todo mundo vai acabar passando. Mas vale a pena aproveitar cada momento, pois, depois de alguns anos, o que ficam são as boas memórias, a saudade dos professores. Antes de tudo, é preciso manter a calma”, conclui.
Confira o calendário de algumas das principais provas:
ENEM
Provas: 3 e 10 de novembro
Inscrições: encerradas
USP
Provas: 24 de novembro (1ª fase); 5 e 6 de janeiro (2ª fase)
Inscrições: até 20 de setembro
Unicamp
Provas: 17 de novembro (1ª fase); 12 e 13 de janeiro (2ª fase)
Inscrições: até 6 de setembro
Unesp
Provas: 15 de novembro (1ª fase); 15 e 16 de dezembro (2ª fase)
Inscrições: 9 de setembro a 7 de outubro
ITA
Provas: 1° de dezembro (1ª fase); 12 e 13 de dezembro (2ª fase)
Inscrições: até 15 de agosto