7 de janeiro, 2020

Viagem de férias, uma oportunidade de aprendizado com os filhos

As férias escolares trazem ótimas oportunidades para viajar e ampliar horizontes em família. Para os pais, o merecido descanso traz consigo diversas ocasiões para apresentar situações novas aos filhos, contribuindo com seu aprendizado e senso crítico.

Incluindo as crianças e adolescentes nas diferentes etapas do passeio, é possível trabalhar questões como autonomia, responsabilidade, tolerância e senso de pertencimento.

E esse exercício independe do orçamento familiar para a viagem de férias. Isso porque o aprendizado está em diversos ambientes, seja num sítio da família, na casa dos avós que moram fora, no litoral, na metrópole ou até mesmo em um olhar mais atento à própria cidade.

Para a psicóloga Carolina Colombino, de São José dos Campos, o ideal é apresentar aos filhos algumas sugestões de destino e fazer com que eles sejam parte da escolha desde o início.

“Eu penso que é muito importante que crianças ou adolescentes se sintam parte da decisão final. Claro que tudo depende do orçamento familiar, da época do ano e outros fatores. Mas a família pode analisar, junta, os possíveis destinos. Para filhos adolescentes, por exemplo, essa prática é importante para que a viagem não passe como algo imposto, como algumas vezes acontece”, afirma.

Viagem de férias: hora da autonomia

Já no caso de filhos menores, a psicóloga atenta para as oportunidades de trabalhar a autonomia dos pequenos. Segundo Carolina, um dos erros nessa hora é realizar todas as tarefas para as crianças, sem dar a ela uma parcela de autonomia para escolher o que quer. 

“A arrumação da mala é um ótimo exemplo. É comum que a mãe tome para si essa responsabilidade sozinha. Mas a etapa pode ser de aprendizado para as crianças. Vale, por exemplo, separar as roupas com a criança, perguntando que tipo de vestimenta é o ideal para cada momento do passeio e qual delas ela pretende levar. A mesma coisa vale para os brinquedos. Assim ela vai aprendendo a formular suas escolhas”, conta.

Novos aprendizados

Seja qual for o destino escolhido, uma boa maneira de aproveitar a viagem com os filhos é fazendo conexões com os conteúdos que eles estão aprendendo na escola. Por exemplo, uma viagem para o litoral pode passar pelo aquário da cidade, ligando o passeio às aulas de ciências.

“Isso é bastante interessante para ajudar a criança a dimensionar aquilo que ela já está vendo em sala de aula. Os pais ligam a vivência do passeio com a da escola”, diz. “No fim, eu acredito que esses passeios devem ser aproveitados como possibilidades da família se conectar ao invés de se desligarem uns dos outros por meio, principalmente, da tecnologia”, afirma a psicóloga.